Por Fabiana Franceschi –
Na formação médica, o tempo é um recurso escasso. O estudante precisa aprender conteúdos e reconhecer estruturas que podem aparecer diante de seus olhos por poucos minutos. O epicôndilo, a epitróclea, o olécrano e outros acidentes anatômicos devem deixar de ser nomes complexos e decorados para ganhar lugar na representação mental do corpo humano.
O laboratório, porém, tem hora para abrir e fechar. A aula termina, a turma se dispersa e a dúvida do aluno pode permanecer sem resposta. Foi pensando nessa relação entre o tempo disponível para ensinar e o período necessário para aprender que, em Jaú (SP), a Nacional Ossos e a Unoeste criaram uma Biblioteca de Ossos Sintéticos.
A iniciativa começa com seis conjuntos completos da linha de ortopedia, doados pela Nacional Ossos, totalizando 84 peças semelhantes aos ossos humanos. Os modelos podem ser retirados pelos estudantes e levados para onde quiserem. Até onde se tem conhecimento, é a primeira ação do gênero no mundo a ser implantada, acompanhada e documentada formalmente.
A mudança é logística, mas tem efeito pedagógico nas aulas de anatomia. Um crânio ou um fêmur, antes restrito ao laboratório, passa a acompanhar o aluno. Pode ser manipulado novamente no dia seguinte, até que uma estrutura deixe de ser apenas um nome difícil e passe a fazer parte de um mapa mental do corpo para o estudante.
Antes de interpretar uma imagem, realizar um procedimento ou compreender uma abordagem cirúrgica, o aluno precisa saber onde estão as estruturas e como elas se relacionam no espaço. E isso é algo que exige visualização, reconhecimento e repetição.
Estudos sobre ensino anatômico, aliás, já apontaram benefícios do uso de modelos físicos e recursos tridimensionais, especialmente para a aprendizagem espacial e a retenção. Eles não substituem professores ou laboratórios com cadáveres, mas complementam significativamente essas experiências. Uma discussão que ganha ainda mais importância diante dos desafios da formação médica. Em 2026, a Medida Provisória nº 1.370 transformou o Enamed em instrumento voltado à aferição de proficiência para o exercício profissional. E o debate sobre como avaliar a formação reforçou uma questão anterior: como ampliar as oportunidades de aprendizagem?
A Biblioteca de Ossos nasceu, então, como uma hipótese a ser testada. Durante seis meses, empresa e universidade acompanharão as retiradas, procura pelos modelos, relatos dos estudantes e percepção dos professores. Os dados indicarão se o acesso prolongado aos modelos contribui para a aprendizagem e embasarão possíveis replicações da experiência em outras instituições.
Nem toda inovação educacional depende de uma tecnologia inédita. Às vezes, ela consiste em mudar a forma como um recurso já existente chega ao aluno.
No fim, não se trata apenas de retirar um osso da universidade, mas de levar uma oportunidade adicional de aprendizagem para fora dela. Se Jaú demonstrar que mais tempo de contato com os modelos ajuda a acelerar a compreensão sobre o corpo humano, teremos evidência de que ampliar o acesso aos recursos de ensino pode contribuir para formar melhor os profissionais que cuidarão de nós no futuro.
(*) Fabiana Franceschi é cofundadora e CEO da Nacional Ossos, empresa criada em 1995, em Jaú (SP), referência internacional na produção de modelos anatômicos sintéticos para a saúde. A empresa está presente em mais de 50 países e é uma das três companhias no mundo com atuação nas áreas de medicina, odontologia e veterinária.





